sexta-feira, 19 de março de 2010

Caminho de Santiago




O Caminho de Santiago é uma antiga rota de peregrina mistica/religiosa que vai de Saint-Jean-Pied-de-Port (França) até Compostela (Espanha). O Caminho vem sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas procedências desde o século IX e há indicios que fosse usado por pagãos a milhares de anos. Muitos anos antes da igreja católica oficializar o caminho como sagrado existia uma rota de peregrinação (romana e anteriormente celta), que ia do extremo Este ao Oeste de Espanha, até Finisterra. Este velho caminho de peregrinação, simbolizava a viagem do sol de Oriente para Ocidente, “afogando-se” no oceano para voltar a surgir no dia seguinte. O renascer do Sol estaria intimamente ligado com o renascer da vida. Fala-se também de uma possivel rota para o templo de Ara Solis em Finisterra, erguido para honrar o Sol.

O Caminho de Santiago também é conhecido como caminha das esstrelas pois é em terra o desenho da Via Láctea, porque esta rota se situa directamente sob a Via Láctea que indica a direcção de Santiago, servindo de orientação durante a noite aos peregrinos, na Idade Média, Esta associação deu ao Caminho o nome de Caminho das Estrelas e fez com que a chuva de estrelas seja um símbolo do caminho.



A história do caminho é fascinante mas para mim o caminho de Santiago tem outro significado. O meu caminho significa andar por trilhas desconhecidas e sorver destas liçoes de vida é ainda andar por via láctea por toadas as estrelas e ao final dela me encontrar.




O Caminho é longo e ainda há mto a se percorrer